terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DICAS DO PROFESSOR JULIO GOMES PARA OS DEBATES DE PEDAGOGIA

Recado especifico aos alunos que optaram por continuar assistindo as
aulas no Polo e que participarão dos debates com inicio em 05/03.





Antes de tudo sigam os conselhos da Cecilia.

 Leia os textos propostos, faça um resumo, leia outros textos que
tenham relação com o tema (pode ser o livro, links das aulas,
artigos...), anote algumas perguntas que podem ser feitas e
comentários que você pode fazer sobre os textos no debate.

Outras dicas:

• Mantenha-se atento; não se exclua para preparar uma intervenção; espere  tranquilamente sua vez de falar e, ao fazê-lo, olhe para todos componentes do grupo;

• não fale baixinho com o companheiro ao lado, porque isto pode ser
interpretado como uma agressão aos demais membros do debate; fale
sempre alto e dirigindo-se a todos;

• não menospreze contribuições que lhe pareçam insignificantes, Principalmente se  emitidas pelos mais tímidos; quem entrou no time deve jogar mesmo sem saber - é assim que  se começa a aprender;

• uma discussão é uma operação mental em conjunto - uma cooperação;

• não diga: - não concordo! Discorde sem dizer que está discordando, porque através de  sua explicação todos perceberão sua discordância, sem que sejam criadas barreiras emocionais intransponíveis e incompatibilidades entre os elementos do grupo;

• quando alguém fizer uma afirmação sem "prova", crive-o de perguntas: por que?,  quando? onde? como?, etc.

• quando quiser dizer "eu acho que" procure dizer "não posso provar o que vou dizer", a  fim de que todos saibam que você enunciou uma dúvida e não uma convicção;

• todos devem participar, por isso todas as pessoas da sala devem ter oportunidade de  falar.

Por hora é isso, espero que estas dicas tornem nosso trabalho dinâmico e agradável.
Até a próxima semana.

Fonte: Inspirado em material produzido e distribuido pelo Professor
Roberto Gonçalves da Silva - UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário