sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brinquedoteca

Boa tarde linda e ensolarada para todos e todas!
 Pessoal nessa UTA temos uma novidades, uma ATIVIDADE PROPOSTA  
Com base nas  tele aulas,  no  livro  da  disciplina,  no  material  complementar  e  de  apoio,  o aluno  (individualmente  ou  em  grupo)  deverá  elaborar um  brinquedo  ou  jogo  didático, confeccionado com sucatas ou materiais reciclados.   

Lembrando que essa atividade também fará parte das Práticas Tutorias no Polo. Cabe ao aluno (grupo) selecionar previamente os materiais alternativos-reciclados que irão utilizar e com a orientação do tutor irão confeccionar jogos, brinquedos, instrumentos musicais, etc.  
Os Brinquedos confeccionados  farão  parte  da  brinquedoteca  do  Polo.  Com  o  material previamente selecionado, alunos e tutor irão debater sobre a importância da brinquedoteca e dos materiais  que  lá  devem  conter,  e  o  que  pode  auxiliar  no  desenvolvimento  das  potencialidades dos alunos em diferentes faixas etárias. 
 Na sequencia, inicia-se a confecção dos materiais definidos. Procure relatar como é feito, como pode ser aplicado, levando-se em consideração a faixa etária, os valores transmitidos, informando quais materiais forma utilizados para confecção.   
Com os materiais pedagógicos (Ecobrinquedos) prontos, é hora de retornar para troca de experiências que tiveram com a confecção. Vamos estudar uma forma de escolha do brinquedo.
É importante  que  o  autor  do  Ecobrinquedo  informe  a  faixa  etária,  materiais  utilizados,  passo  a passo  da  confecção,  sugestão  para  a  aplicação (encaminhamento  metodológico),  objetivos  do brinquedo.
O material pedagógico escolhido no polo concorrerá com os outros polos.
Para a escolha  do  material  pedagógico  que  irá  representar  os  alunos  e  o  polo,  deve-se seguir alguns critérios:  
 * O material produzido não deverá ter semelhança com os materiais que compõem o Hiper I-book  Ecobrinquedo. 
* Aplicabilidade, estética, segurança, durabilidade.
 O  material  pedagógico  selecionado  deve  ser  fotografado  e  a  foto  esta  que  deverá  ser encaminhada  com:  a  identificação  do  material,  quem  são os  autores,  o  passo-a-passo  da confecção,  objetivos  propostos  para  o  uso,  para  e-mail
brinquedotecauninter@grupouninter.com.br, aos cuidados  da  coordenação  do  curso,  com  data limite de: 14/12/2012.
 Será montado  um  Hiper  I-book  com  as  atividades  realizadas  pelos  alunos  nos  Polos  do Centro Universitário Internacional Uninter.

Como vocês ja devem ter reparado agora temos no polo um espaço pedagógico especialmente para os alunos e alunas de Pedagogia. A nossa brinquedoteca ja esta ficando pronta, mas precisamos da colaboração de todos e todas. Agradecemos por enquanto a imensa colaboração da aluna STEPHANIE TABORDA pela intensa colaboração.

4 comentários:

  1. onde eu vejo os brinquedos/jogos já existentes para não fazer igual??? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola anonimo... rsrsrs
    Tem no face: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.280851968691519.59395.100003001544710&type=1

    ResponderExcluir
  3. que fofo, eu que fiz os fantoches... nm imaginei q pudessem estar sendo visualizados por tantos aluno!!! legal, amei!!!

    ResponderExcluir
  4. Ficaram bem bacanas! A brinquedoteca do polo ficou muito linda e organizada! Parabéns alunos e alunas de Pedagogia que contribuiram pro projeto!

    ResponderExcluir