Recado especifico aos alunos que optaram por continuar assistindo as
aulas no Polo e que participarão dos debates com inicio em 05/03.
Antes de tudo sigam os conselhos da Cecilia.
Leia os textos propostos, faça um resumo, leia outros textos que
tenham relação com o tema (pode ser o livro, links das aulas,
artigos...), anote algumas perguntas que podem ser feitas e
comentários que você pode fazer sobre os textos no debate.
Outras dicas:
• Mantenha-se atento; não se exclua para preparar uma intervenção; espere tranquilamente sua vez de falar e, ao fazê-lo, olhe para todos componentes do grupo;
• não fale baixinho com o companheiro ao lado, porque isto pode ser
interpretado como uma agressão aos demais membros do debate; fale
sempre alto e dirigindo-se a todos;
• não menospreze contribuições que lhe pareçam insignificantes, Principalmente se emitidas pelos mais tímidos; quem entrou no time deve jogar mesmo sem saber - é assim que se começa a aprender;
• uma discussão é uma operação mental em conjunto - uma cooperação;
• não diga: - não concordo! Discorde sem dizer que está discordando, porque através de sua explicação todos perceberão sua discordância, sem que sejam criadas barreiras emocionais intransponíveis e incompatibilidades entre os elementos do grupo;
• quando alguém fizer uma afirmação sem "prova", crive-o de perguntas: por que?, quando? onde? como?, etc.
• quando quiser dizer "eu acho que" procure dizer "não posso provar o que vou dizer", a fim de que todos saibam que você enunciou uma dúvida e não uma convicção;
• todos devem participar, por isso todas as pessoas da sala devem ter oportunidade de falar.
Por hora é isso, espero que estas dicas tornem nosso trabalho dinâmico e agradável.
Até a próxima semana.
Fonte: Inspirado em material produzido e distribuido pelo Professor
Roberto Gonçalves da Silva - UFSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário