quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conheça o curso de Comércio Exterior

Conheça o curso de Comércio Exterior

O que é ser um profissional de comércio exterior?

O profissional de comércio exterior é o responsável por analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de negócios e de marketing adequadas a cada caso, por acompanhar os processos burocráticos referentes ao comércio de bens e serviços com empresas estrangeiras ou governos de outras nações, utilizando conceitos administrativos, econômicos e comerciais. Esse profissional produz relatórios sobre os mercados mais promissores, identifica as necessidades de clientes ou fornecedores, presta assessoria quanto à métodos técnicos e projetos do meio globalizado, organiza procedimentos para a transação, importação e exportação, além de definir o meio de transporte mais adequado para a efetivação do negócio em cada caso e atuar como despachante aduaneiro. Também é responsabilidade do profissional de comércio exterior o estudo dos contratos e sua adaptação às necessidades dos envolvidos e a cotação das moedas, além de atuar também em empresas de logística internacional.

Qual a formação necessária para se tornar um profissional de comércio exterior?

Para ser um profissional de comércio exterior é necessário diploma de curso superior de tecnologia em Comércio Exterior, com a duração média de dois a quatro anos, que visa formar tecnólogos com competência e habilidade para atender às demandas das empresas contratantes, além de incentivar a capacidade de compreensão dos processos do comércio exterior. A Língua estrangeira como Inglês, Espanhol, Mandarim, etc., são diferenciais para o profissional. A pós-graduação também é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, especializando e qualificando o profissional, pois por ser uma área de contato direto com grandes empresas e órgãos internacionais é necessário credibilidade do profissional. O conhecimento de idiomas também é parte na formação acadêmica, além do inglês obrigatório, é muito recomendável o domínio de outro idioma estrangeiro.

Campos de Especialização/Atuação
O profissional de comércio exterior, pode atuar como Trader, Agências de Cargas, Seguradoras, Bancos, Corretoras de Câmbio e Valores Mobiliários, Despachantes Aduaneiros, Logística, Comercial Exportadoras, Industriais, Empresas Multinacionais, Órgãos do Governo, Consultorias e etc



http://www.aprendendoaexportar.gov.br/inicial/index.htm ; http://www.aeb.org.br/

Raquel Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário